-
Joias De Luxo Trazidas Por Bolsonaro São Entregues À Justica
-
Joias foram trazidas de forma ilegal pelo antigo governo
- Por Anderson Santos
- 24/03/2023 23h50 - Atualizado há 1 ano
As joias de luxo recebidas pelo ex presidente Jair Bolsonaro já estão entregues a comitiva brasileira.
Até então foi entregue pela defesa de Bolsonaro à agência da Caixa Econômica Federal de Brasília. O encarregado de levar foi o advogado do ex presidente, Paulo Cunha Bueno.
"Já estão entregues, já estão custodiadas aqui na Caixa", disse Bueno.
A devolução segue um mandato do Tribunal de Contas da União (TCU), que vigora que apenas presentes de pequeno valor, perecíveis e de caráter personalíssimo, como camisetas e bonés, podem ficar em posse do presidente da República.
Além das joias de luxo, Bolsonaro precisará devolver um fuzil e uma pistola recebidos em 2019, durante uma viagem também aos Emirados Árabes Unidos.
As joias estão avaliadas em R$ 16,5 milhões - Imagem: Reprodução
Entretanto, diferente das joias, as armas foram comunicadas à Receita e ao Exército, para que fossem registradas de forma legal.
Mesmo assim, as armas serão devolvidas na Diretoria de Polícia Administrativa da Polícia Federal, também em Brasília, mas ainda não tem nada certo. A entrega será após a decisão expedição de uma guia de transporte por parte do Exército.
O que se espera é que isso ocorra ainda nesta sexta (24).
"Para transitar com uma arma, você precisa ter autorização do Exército. A despeito da ordem do TCU, você precisa ter uma autorização do Exército. Está em processamento, acredito que saia ainda hoje", disse o advogado de Bolsonaro.